MOÇAMBIQUE | Mozambique | www.amiltonneves.com

Amilton  Neves Cuna é um fotógrafo profissional baseado em Moçambique cujo trabalho examina questões sociais contemporâneas usando técnicas de narrativa e documentário. Os seus projectos passados e actuais concentram-se em abordar as percepções de indivíduos que se encontram à margem da sociedade por meio de narrativas de fortalecimento, preservando aspectos frequentemente esquecidos da nossa história moderna.

Cuna participou em cursos de formação na Sooke Photography School, no Canadá e no Nuku Studio, no Gana e tem sido destacado vários vezes no Centro Cultural Franco-Moçambicano. O seu trabalho foi exibido em Moçambique, Gana, Portugal, Brasil, Etiópia e Canadá. Além de perseguir os seus projectos independentes, Cuna também trabalha como fotógrafo freelancer de documentários em toda a África.

 

EXPOSIÇÃO : MADRINHAS DE GUERRA

© Amilton Neves Cuna

Madrinhas da Guerra” é um projecto que conta a história das mulheres moçambicanas que participaram no Movimento Nacional Feminino de 1961-1974. Estas mulheres foram patrocinadas pelo governo Português para fornecer apoio moral aos soldados que lutavam nas linhas de frente durante a Guerra de Independência de Moçambique. Muitas destas mulheres foram recompensadas com posições influentes na sociedade e nas classes mais altas e algumas receberam até casas pelo governo Português.

Em 1974, quando a guerra da independência terminou, com um acordo de cessar-fogo entre as forças moçambicanas da FRELIMO e o Governo Português, o Movimento Nacional Feminino terminou oficialmente. No entanto, essas mulheres foram condenadas ao ostracismo pela sociedade devido ao seu papel no apoio às forças coloniais. O projecto “Madrinhas de Guerra” reflecte este importantíssimo – mas muitas vezes esquecido – pedaço da história de Moçambique, visitando as casas das “Madrinhas de Guerra” que ainda hoje vivem em Maputo e personificam o passado da opulência vivido durante o período colonial e a subsequente marginalização sentida após a independência.

 

 

 

 

Total Page Visits: 5 - Today Page Visits: 1