Ana Nuñez Rodriguez

COLÔMBIAwww.ananunezrodriguez.com

Fotógrafa com Mestrado em Documentário de Fotografia e Criação Contemporânea pelo IDEP-Barcelona e Especialista em Fotografia pela Universidade Nacional da Colômbia. Seleccionada para “Descubrimientos PhotoEspaña 2017” e Premiada na Revista Portfólio na Bienal Fotográfica Bogotá 2017. As suas obras foram expostas na Bélgica, Colômbia, Japão e Espanha. Actualmente mora em Haia, onde estuda o programa de mestrado “Fotografia e Sociedade” na KABK.

EXPOSIÇÃO: O MAPA INTERIOR | The inner map

The-inner-map_1 - Cópia© Ana Nuñez

O ser humano está em permanente aprendizagem condicionado pela sua relação com o contexto circundante; isso implica que os aspectos quotidianos que ocorrem na sociedade afectam o sujeito e, como resposta a essas demandas do meio ambiente, mudam. Pichon Rivière chama isso de uma adaptação activa à realidade e tem a ver com a atitude de aprender e apreender. Na Colômbia, um dos países do mundo com maior índice de domicílios chefiados por mulheres, as mulheres assumem um novo papel que revela a sua capacidade intelectual e emocional de adaptação. Uma adaptação activa à realidade que revela como essas mulheres estão abertas para mudar e adoptam a mudança como uma saída.

O Mapa Interior” toma como foco de estudo diferentes mulheres que livremente decidiram liderar sua família e propõe uma abordagem desta realidade social a partir de uma perspectiva psicológica seguindo a teoria pichoniana de que quando o contexto é modificado transfere essas mudanças para o sujeito instalando-se na sua mente. Apresenta um olhar intimista e propõe uma representação visual da dimensão afectiva desse fenómeno.
O projecto propõe uma viagem pelos universos dessas mães, uma colecção de dados visuais que constrói um mapeamento emocional. Imagens inspiradas nas suas próprias experiências e construídas a partir de encontros com elas, fazendo juntos uma arqueologia das suas histórias. Fotografias construídas a partir de um ponto de vista emocional e simbólico que alimentam o imaginário do espectador e permitem que ele trace o seu próprio caminho através dessa cena social.

 

 

 

 

246 Total de Visitas 1 Visitas Hoje