PORTUGAL  https://cserejo.pt/

Carmen Serejo, portuguesa, nasceu em Moçambique,1961. Vive em Sintra, Portugal.

Com formação em Assessoria e Gestão Administrativa, dedicou 37 anos da sua vida ao serviço de Empresas sendo os últimos 22 numa Agência das Nações Unidas (UNICEF).

A sua experiência de vida levou-a, recentemente, a fazer da fotografia uma ferramenta de expressão pessoal e de construção de narrativas como recurso para a reflexão sobre o ser humano na sua dimensão biológica, cultural e social.

Fez formação em fotografia e fotojornalismo no Cenjor – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas. Aprendeu a arte de contar histórias através de uma metodologia narrativa e de impacto ao nível emocional num minicurso com Sebastian Liste, fotógrafo, Embaixador da Leica e cofundador da agência NOOR.

 

2021 Menção de Honra do ND Awards, na Categoria Fine Art: Conceptual

Título “Where do we go?”

2022 Exposição colectiva “A Importância da Floresta”

9ª edição do Festival Internacional de Fotografia INstantes

2022 Prémio Platina da European Photography Awards (EPA), na Categoria de Fotografia

Editorial – Fotojornalismo

Título: “If one’s feeling down, the others will pick them up”

 

EXPOSIÇÃO: IN LIMBO

© Carmen Serejo

IN LIMBO é uma série fotográfica sobre uma das mais terríveis emergências humanitárias – o drama dos refugiados que tem gerado níveis sem precedentes de deslocados e sofrimento humano, em todo o mundo.

Em IN LIMBO, Carmen Serejo faz de cada uma das imagens uma entrevista fotográfica com o público, propõe uma reflexão sobre cada momento da vida destas pessoas que experienciam a condição de dúvida, indecisão, incerteza.

Com base em histórias do terreno, Carmen Serejo procura representar aqueles que foram deslocados à força; aqueles que foram obrigados a regressar a casa durante a pandemia da COVID 19; aqueles que são apátridas e, por isso, são invisíveis e desconhecidos; e outros grupos que não devem ser negligenciados e esquecidos.

Mais do que uma simples exposição fotográfica, Carmen Serejo pretende honrar milhões de crianças, mulheres e homens que são forçados a fugir do seu país na sequência de catástrofes naturais, perseguição, guerra ou violência, violações dos direitos humanos.

 

Conceito e Linguagem

A cada dia, testemunhamos tragédias que deveriam ter sido previstas e evitadas, em que os direitos humanos são constantemente atropelados. Com os media e as redes sociais percorremos o mundo com imagens de enorme potencial simbólico. Mas de que forma essas imagens nos interpelam?

O desígnio desta série fotográfica é colaborar para o debate e reflexão sobre de que forma as crises migratórias e de refugiados impactam a sociedade actual. O que é que está a mudar? Para onde vamos?

Inspirada em relatos do terreno, Carmen Serejo foca-se em algumas características dessas histórias – a solidão, a fé, o medo, a fome, a morte, mas também a esperança que está por trás de cada vida particular.

A série é maioritariamente realizada com a objectiva da câmera fotográfica, em cenários construídos ou encontrados “por aí”, com uma linguagem muito próxima da que habitualmente usamos nas redes sociais quando criamos personagens.

IN LIMBO tem em comum, como estrutura narrativa, a temática. O género e o estilo visual são alterados, usando a tinta encarnada para transmutar a perspectiva de observação e traçar uma relação espacial com o universo cromático. Poderá ser efémero na medida em que este elemento (tinta encarnada) existe simplesmente no momento da exposição, arriscando a ser recriado num outro local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Total Page Visits: 236 - Today Page Visits: 2