PORTUGAL | www.instagram.fidalgopedrosa www.facebook.com/fidalgo.pedrosa
Fotografa a “preto e branco” por paixão e como expressão pessoal e artística, contudo não gosta de “espartilhos ou dogmas”, apresentando por vezes trabalhos e projetos a cores ou conceptuais.
No seu percurso de 43 anos na Fotografia coexistem duas técnicas de registo fotográfico – Argêntico e Digital – expressas nos seus dois livros de fotografia:
– A vida num instante
– 40 – o tempo não pára/time doesn´t stand still
Fotografa no exterior, de forma directa, espontânea e discreta e igualmente com a proximidade e o consentimento das pessoas retratadas.
As suas imagens são centradas em pessoas, na silhueta humana e na pessoa só numa perspectiva humanista, irónica e crítica, onde o ser humano é o centro de todas as emoções e acções, seja em ambientes urbanos ou rurais.
Tem preferência pelo “instante decisivo” e o “momento certo”, privilegiando o momento e a emoção à técnica.
Gosta de registar imagens estéticas, “cénicas” e geométricas sem esquecer a inserção do elemento humano para proporcionar uma relação de escalas diferenciadas, valorizando assim, quer a envolvente arquitectónica e gráfica, quer o ser humano como elemento “construtor” da cidade e da vida social.
Gosta de fotografar o movimento e a ação com ironia e emoção, tentando fotografar “o que não vê”…
Considera a Fotografia uma Arte capaz de transmitir emoções, surpresa, conhecimento, ideias, fascínio e consciência social.
Todos somos Observados. Todos somos Observadores.
APRESENTAÇÃO: VIVER A FOTOGRAFIA
© Maria João Valente
“Viver a Fotografia” pretende ser uma apresentação sobre o prazer de fotografar e de comunicar através da técnica fotográfica, numa perspectiva de expressão artística individual.