MACAU | www.goncalolobopinheiro.com

Gonçalo Lobo Pinheiro (Lisboa, Portugal, 4 de Abril de 1979) é um fotojornalista português que vive em Macau, na China, há 11 anos.

Tem uma licenciatura em Ciências da Comunicação, variante Jornalismo, pela Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal, e, actualmente, está a fazer um mestrado em Fotografia Documental pela Labasad – Escola Superior de Artes e Design de Barcelona, em Espanha.

Vencedor de vários prémios ao longo da carreira, Gonçalo Lobo Pinheiro também realizou várias exposições, em nome próprio e colectivamente. Publicou quatro livros.

 

EXPOSIÇÂO: PERTO DE MIM

© Gonçalo Lobo Pinheiro

Estas 15 fotografias fazem parte de um projecto mais alargado de uma série de imagens realizadas para o meu mestrado em Fotografia Documental. A abordagem é de índole pesssoal, até porque foi o proposto pelo professor de “El Territorio Fotográfico”, Jon Cazenave.

A ideia inicial seria capturar a loucura matinal com os meus três filhos, que acordam todos os dias entre 6h e 7h da manhã, frescos, prontos para mais um dia cheio de energia. O facto é que, na hora de ir para a cama, as coisas acabam não sendo muito diferentes em alguns aspectos e acabei misturando os dois momentos do dia, passando inclusive por alguns momentos durante o próprio dia, como por exemplo ir simplesmente ao supermercado, ir comer um gelado ou andar de trotinete.

A escolha do preto e branco com muito grão foi meramente estética e acabou por ser tema de discussão entre mim e o professor, que preferia ver as fotos a cores. Contudo, acabei por convencê-lo a entregar o trabalho nesta estética.

 

 

 

 

 

Total Page Visits: 917 - Today Page Visits: 2