José Fangueiro

SUIÇA | Suisse | www.fangueiro.ch

José Fangueiro nasceu em Ovar, Portugal em 1963.

Em 1981 ele começa uma périplo pela Europa e decide morar em Sion, na Suíça, onde vive agora, depois de se tornar cidadão suíço.

De uma família com meios financeiros muito limitados, a fotografia sempre foi um sonho de infância, um sonho difícil de realizar devido à falta de meios financeiros.

Em 1981, um amigo propõe que ele participe de um clube de fotografia e, desde então, o seu sonho tornou-se realidade. É fotógrafo freelancer.

As suas preferências de fotografia são fotojornalismo, pois para ele as pessoas são um assunto muito importante. O mundo marinho, os costumes e o documentário também são temas muito importantes que chamam a atenção do fotógrafo.

Já expôs na Suiça, Portugal e Iraque.

 

EXPOSIÇÃO: FABRICANTE DE CHOCALHOS DE VACAS D´HÉRENS

© José Fangueiro

A pecuária, especialmente da raça Hérens, faz parte da cultura da nossa região de Valais. Como cada vaca tem o seu chocalho, isso permite identificá-la e facilita o trabalho do pastor na hora de reunir o rebanho.

O número de artesãos nessa área é baixo, embora a procura por chocalhos ainda seja importante, tanto para os agricultores quanto para os moradores da cidade, que o tornam um objecto decorativo muito popular.

É também usado em festas de wrestling , combate de vacas rainhas, aniversários e outros eventos folclóricos e  são especialmente apreciadas como objectos coleccionáveis.

Fazer um chocalho forjado à mão é muito trabalhoso e é necessário muito know-how. Apenas um trabalho de qualidade permite obter um chocalho precioso, com um som agradável e uma aparência atraente.

 

 

414 Total de Visitas 1 Visitas Hoje