PORTUGAL | www.camaraman59
Luís Câmara (1959, Lisboa) sente desde cedo a vontade de registar aquilo que via e mais o marcava, iniciando a sua actividade fotográfica, de forma mais regular, depois dos 20 anos.
A partir dos anos 90, essa actividade intensifica-se associando-se ao Culto da Viagem, outra sua grande Paixão, que se tem constítuido desde sempre como um dos temas nucleares na sua Fotografia.
Em 2007, adere à Fotografia Digital. Desde então publica regularmente em diversas plataformas digitais e tem privilegiado, acima de tudo, os projectos colectivos ligados à Fotografia, tendo integrado e coordenado os eventos e exposições levados a cabo pelo colectivo de Fotógrafos “Mar de Imagens” entre 2014 e 2015 e participado no EFI “ Encontro Fotográfico Ibérico em Orihuela, Espanha, em 2015. Teve a sua 1ª Exposição a título individual, “Tudo e Todos”, patente em 2016 no CAE da Figueira da Foz e em 2017 no iNstantes, em Avintes.
Sendo amador e autodidacta, as ligações profissionais ás áreas da Engenharia e Arquitectura levam-no também a explorar cada vez mais a Paisagem Urbana, as suas geometrias e grafismos, abstracções e relação com os seus Habitantes, conduzindo-o muitas vezes à mais pura e espontânea fotografia de rua.
Acima de tudo dá importância à Composição que o Momento proporciona, sejam quais forem as relações e elementos que ele combine.
Persegue os seguintes Princípios na sua infindável, difícil e apaixonante Missão enquanto Amador e Amante da Fotografia: Olhar de uma forma Total sobre Tudo e Todos que nos rodeiam neste Fantástico Planeta / “Parar” o Tempo e Ver para além dele / Sentir e “Ouvir” a Essência do Momento na Força do seu Silêncio / Eternizar o irrepetível.
EXPOSIÇÃO: HUMAN TOUTCH
© Luís Câmara
Singulares Momentos onde as Pessoas interagem com a Luz, as Sombras, as Formas, as Geometrias, os Grafismos, as Texturas, as Coincidências e protagonizam um olhar que procura ser atento, global e estabelecer improváveis relações entre diferentes realidades.