Nelson Garrido

VENEZUELA | http://www.nelsongarrido.com/

Nelson Garrido nasceu em 1952, em Caracas, e ainda não morreu.

Fez os seus estudos primários e secundários em Itália, França e Chile e estudos de fotografía com o artista Carlos Cruz Diez, em Paris, nos anos 1966-1967.

A ONG (Organização Nelson Garrido) Espaços para a Criação, recolhe as suas experiências e metodologia própria, como docente de fotografia. A ONG, escola de fotografia, centro cultural alternativo, converteu-se num ponto de referência obrigatória na práctica artística venezuelana actual, expandindo-se cada vez mais por toda a América Latina.

Garrido criou com o seu trabalho artístico uma linguagem iconográfica mescla de religião, sexo, humor e imaginação popular. Violenta e irreverente, a sua obra baseia-se numa constante experimentação de meios expressivos e por um profundo questionamento do sistema de normas e crenças socialmente aceites.

Foi o primeiro fotógrafo venezuelano distinguido com o Prémio Nacional de Artes Plásticas (1991).

 

O MITO ANDRÓGINO OU O MITO DO HOMEM BOLA

Garrido© Nelson Garrido

Numa época onde o impulso libertário pôs fora do seu quício todos os tabús, onde as pessoas do mesmo sexo podem contrair matrimónio e o erotismo se tornou pública recreação, não é de estranhar que a pergunta pela condição sexual procure de novo a sua forma primitiva: o mito

Erik Del Bufalo

Caracas, Janeiro de 2016

686 Total de Visitas 1 Visitas Hoje