ARQUIVO PESSOAL, corpo de trabalho

ARQUIVO PESSOAL, corpo de trabalho, workshop colaboração com o Festival Internacional de Fotografia de Avintes - iNstantes
TITLE WORK: Super-Private AUTHOR: paula roush
.
.

Este workshop resulta de uma colaboração especial entre o msdm (UK) e o Festival Internacional de Fotografia de Avintes – iNstantes (PT), por ocasião da sua 8ª edição, em 2021.

A 8ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, dedicado à Fotografia feita por mulheres, com uma vertente educativa/pedagógica/formativa que se traduz em três tipos de atividades online entre as quais o Workshop “Arquivo pessoal, corpo de trabalho”.

 

PROPOSTA DE TRABALHO

Muitas vezes, quando catalogamos e armazenamos as imagens, valorizamos os conteúdos factuais e, com isso, camuflamo-las e condenamo-las, muitas vezes,  à invisibilidade eterna. O ponto de partida desta workshop é revisitar e redescobrir o arquivo.  para que possamos chegar ao campo da edição artística e da auto-edição como práctica independente. Que outros recursos de expressão encontro nos factos ou aspectos visuais do passado? Que outros elementos de significação lhes quero ou posso dar?

METODOLOGIA

Cada participante é convidada a revisitar os registros produzidos e acumulados no decorrer de uma trajetória de vida e, neles, fazer uma viagem orientada, com o propósito de descobrir e resgatar outras possibilidades de significado para as imagens perdidas/ esquecidas/ negligenciadas/ rejeitadas/ ignoradas e dar-lhes  uma nova oportunidade (da criação à edição artística).

 

RESULTADOS

Os resultados serão materializados em publicações (individuais ou coletivas, de acordo com a decisão do grupo de participantes) que serão, posteriormente, apresentados durante o Festival iNstantes.

 

 

PROGRAMA

Dividido em 5 sessões sessões, com acesso através de sala virtual numa plataforma online – zoom,  construiremos um roteiro de trabalho adaptado ao projeto individual das participantes (cruzando prática fotográfica com processos de edição artística).
No âmbito da estética “DIY Do It Yourself” das publicações feitas a mão, exploraremos a conexão entre o corpo de trabalho (no duplo sentido de experiência sentida e  arquivo  fotográfico), e a materialidade do fotolivro.

 

DATAS
27 de Março  | 03 de Abril |10 de Abril | 17 de Abril | 24 de Abril |

Horário:  sábados de manha (10h às 13h)

INSCRIÇÃO

Nº de participantes: Min. 6 – máx. 10

Valor: 80€

Inscrições:  paularoush@gmail.com

 

FORMADORA

paula roush é uma artista e investigadora, nascida em  Lisboa, a viver e trabalhar em Londres.
Fotógrafa e fundadora do projecto msdm [mobile strategies of display and mediation], uma casa-estúdio-galeria dedicada a prática expandida do livro de artista. No seu trabalho, entrelaça a sua própria fotografia com o found object, numa reflexão sobre a integração das práticas artísticas e de curadoria na instalação e na edição.
O projeto msdm  tem sido exposto em instituições de arte e espaços independentes, incluindo:  Iniva and Space (Londres); Herbert Read Gallery (Canterbury); Arab Image Foundation (Beirute); Museu da Electricidade, Museu do Chiado, Museu da Cidade (Lisboa); Bauhaus Foundation (Dessau); Living Art Museum (Reykjavík); P74 Gallery (Ljubljana); Transmediale and Sparwasser (Berlim); EV+A (Limerick); K3 (Zurich); and Kunsthalle Exerngrass (Vienna). Ensina Práticas Fotográficas e de Auto-Edição na School of Arts and Creative Industries da London South Bank University. A Found Photo Foundation — a sua coleção de fotografias orfãs — está representada em dois volumes dedicados a trabalhos de arquivo artístico: Dear Aby Warburg, What Can Be Done with Images? Dealing with Photographic Material (Museum für Gegenwartskunst Siegen) e Order and Collapse: The Lives of Archives (Valand Academy /University of Gothenburg/ Art and Theory Publishing).

 

 

 

 

 

 

 

 

Total Page Visits: 159 - Today Page Visits: 1