Paulo Goeth & Kléber Steinbach

BRASIL | Brasil

Paulo Goeth | https://www.facebook.com/paulo.goeth

Jornalista e fotógrafo. Trabalhou como repórter e editor em jornais do Sul do Brasil.     Mora em Areias do Campeche, Ilha de Florianópolis, Santa Catarina.  Atualmente trabalha na Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina, sendo responsável pela edição de textos e imagens.

Kléber Steinbach | http://www.steinbach404.com/

Formado em Engenharia e natural de Florianópolis, Kleber fotografa desde 2010 e dedica-se ao registo do céu noturno principalmente das regiões rurais do estado de Santa Catarina. Coordena, juntamente com Alexandre Freitas e Milton Ostetto, o projecto fotográfico Varal da Trajano que leva a fotografia às ruas de Florianópolis.

 

EXPOSIÇÂO: DO MAR AO CÉU

Engana-se quem acredita que fotografar é fácil. Não há quem nunca apontou a lente de sua máquina para o mar ou para o céu, os temas mais fotografados no mundo, e não tenha se envaidecido de ter gravado uma linda imagem no ccd da super câmera ou do celular. E também que não a tenha mostrado ou compartilhado com orgulho de artista. Então acabamos pensando que sabemos fotografar, que sabemos ver, que temos um olhar especial. Aí passamos pelo Varal da Trajano e nos deparamos com o que o Paulo Goeth enxerga quando sai percorrendo as areias do Campeche e com o que o Kleber Steinbach inventa quando olha para o céu, e então descobrimos que fazer fotografia não é assim tão simples. Descobrimos, estarrecidos, que enxergar é muito mais que ver, que o olhar especial precisa ser inventado, que a foto boa é resultado do real domínio da técnica, de estudos, de pesquisas, de paciência, de repetição e de sofrimento. Que a fotografia só é realmente boa quando também mostra os passos já trilhados na vida e nas lides com lentes, diafragmas e obturadores.

Tarcísio Mattos

Rabiscos na Areia (1) - Copy© Paulo Goeth

Caminhos da Via Láctea© Kléber Steinbach

 

 

.

215 Total de Visitas 2 Visitas Hoje