Sofia Mota

MACAU |

Sofia Mota nasceu em Leiria em 1977.

A licenciatura em Psicologia levou-a ao Porto onde frequentou as primeiras formações em fotografia analógica e revelação em laboratório. Talvez por isso o preto e branco continue a ser o meio que elege para mostrar o que vê.   Mais tarde, o estudo do Mandarim coloco-a na China. Actualmente vive e trabalha em Macau. Independente do lugar onde se encontre, são as pessoas que o habitam que dão vida às fotografias que tira. São os gestos, os sonhos e desilusões, as crenças e superstições que Sofia Mota procura nas imagens que faz.

Começou a expor em 2013. Fê-lo em Portugal, França e China.

Em 2014, recebeu o prémio “Best Doc “ atribuído por cinANTROP – Festival Internacional de Cinema Etnográfico à curta-metragem Morcela de Arroz (Directora de Fotografia) e em 2015, recebeu o prémio  “Revelation Talent” , patribuído por Camera.Doc ao projecto fotográfico “Mistérios da Fé?…”.

 

EXPOSIÇÃO: MISTÉRIOS DA FÉ!?

© Sofia Mota

Mistérios da Fé!?...” é um olhar por um caminho percorrido de esperança ajoelhada.

É uma invasão do mundo de quem tacteia com o corpo e a alma aquele troço de mármore. Uma invasão escamoteada por uma força maior, ignorada por uma obrigatoriedade sem palavras e corrida de lágrimas e olhos baixos.

Por entre o brilho do sol ou o reflexo da chuva, a todos os seus “passantes” cabe um imperativo misto de poder e submissão. Uns que o escolhem e outros não escolhidos que um dia fizeram parte de uma promessa a não quebrar. Por entre feridas, insolações e tempestades é mais uma esperança que se abre. Uma esperança sem sorrisos, uma fé sem alegria.

 

 

 

 

317 Total de Visitas 1 Visitas Hoje