BRASIL | https://www.facebook.com/vivianebresom
Vivian & Bresom nasceu de uma parceria entre fotógrafas/foliãs.
Flavia Costa e Mônica Leme criaram as suas fantasias para brincar ao carnaval. Flavia Costa fantasiou‐se de Vivian do Méier, numa clara alusão a uma das personalidades mais instigantes da fotografia de rua, a fotógrafa Vivian Mayer (1926‐2009). Mônica Leme criou a sua fantasia inspirada numa ideia totalmente carnavalizante: a da possível existência de uma filha carioca e bastarda de Cartier-Bresson (1908‐2004), o mais festejado e influente fotógrafo do século XX.
.
FOLIÕES
© Vivian & Bressom
Decididas a retratar os foliões nos blocos de rua do Rio de Janeiro, Flávia e Mónica procuraram inspiração no trabalho de dois fotógrafos consagrados: Rogério Reis com sua série “Carnaval na lona” e Peter Hapak com a série “The Protester”, que em 2011 recebeu o prémio Personalidade do Ano da revista Time. Munidas dos seus equipamentos fotográficos, Flávia e Mónica, travestidas como a dupla Vivian & Bresom, procuraram isolar os foliões do seu contexto (a folia carnavalesca), usando para isso uma lona preta, para os destacar na sua identidade foliã.
Os blocos retratados foram: Pérola da Guanabara, Fogo & Paixão, Bloco Virtual, Afoxé Filhos de Ghandi, Afoxé Raízes Africana, Rio Maracatu, Turbilhão Carioca, Batucalacatuca, Orquestra Voadora e Mulheres de Chico.
O resultado dessa aparente “brincadeira” foi publicado nas redes sociais (facebook) com sucesso, totalizando cerca de 350 retratos em cor e em P&B, e seleccionado na convocatória do Festival Internacional Paraty em Foco, em 2015.