PORTUGAL | http://www.domingosmonteiro.com/
Domingos Monteiro nasceu em 1956 na cidade do Porto, mas foi em Angola que passou a sua infância e juventude. Foi nesta África, aos 13 anos, que usou a sua primeira máquina fotográfica, sobretudo em retratos sociais e de família mas também na captura do que é a fotografia de natureza.
Regressado a Portugal em 75 foi realizador na RTP, sobretudo na área documental, sendo autor de documentários exibidos em Portugal, Espanha, Itália, República Checa, Alemanha, França, Finlândia, Inglaterra, EUA e Canadá. Alguns dos seus documentários obtiveram prémios em festivais internacionais, em Portugal, Alemanha e EUA e outros encontram-se no espólio do Museu do Homem, em Paris.
É produtor e editor independente há mais de 20 anos, permanecendo ligado à área dos audiovisuais.
Nos anos mais recentes tem dado curso a uma verdadeira paixão – a fotografia como expressão artística e retrato de época – sobretudo nos registos de rua e paisagem, onde se sente inspirado por nomes como Ansel Adams, Cartier-Bresson, Robert Capa ou Doisneau.
EXPOSIÇÃO: ENTRE TERRA E MAR
© Domingos Monteiro
Em ilhas que o mar afaga e castiga, limita e aperfeiçoa, se orienta o passo de todos os açorianos. É entre Terra e Mar que se molda e harmoniza todo o esforço, toda a mansidão, de quem vive, em permanência, por entre os murmúrios das raízes insulares.