WORKSHOP FOTOGRÁFICO DOCUMENTAL “UM POSTAL PARA UMA MULHER”

A 8ª edição do iNstantes – Festival Internacional de Fotografia de Avintes, dedicado à Fotografia feita por mulheres, contará pela primeira vez, na sua programação, com uma vertente educativa/pedagógica/formativa que se traduz em três tipos de atividades online: Sessões temáticas, Conversas entre fotógrafas e Workshops.

© Tânia Araújo | MEF

O MEF associou-se ao Festival e irá promover o Workshop fotográfico documental “Um Postal para Uma Mulher” que pretende construir uma imagem que revele o que há por trás de diferentes personalidades femininas. O workshop propõe a abordagem artística através das linguagens visuais de hoje. O desafio passa por um discurso documental e fotográfico sobre a mulher, que pode ser autobiográfico, ser sobre a mãe, filha, avó, vizinha, companheira, amiga ou simplesmente sobre a mulher.

Partindo do projecto idealizado por cada formando, o projecto “Um Postal para Uma Mulher” propõe, através do debate de imagens e de conteúdos, estimular o sentido criativo e procurará construir um possível – mas garantidamente incompleto – retrato da mulher através de um olhar fotográfico documental. Iniciaremos a nossa abordagem com a visita a projetos documentais, discutiremos as ideias que cada formando idealiza sobre o seu projecto, analisaremos e interpretaremos as imagens dos projectos desenvolvidos, dando origem a um retrato que pode ser um retrato da infância, adolescência, casamento, maternidade, terceira idade, quotidiano, manifestação de género, profissão, entre muitos outros possíveis aspectos. O resultado dará fruto a um conjunto de projetos a serem apresentados durante o festival, onde cada participante irá mostrar o seu trabalho e falar sobre o processo de desenvolvimento do seu projeto pessoal.
Dividido em 10 sessões, com acesso através de sala virtual numa plataforma online – zoom, construiremos um conjunto de imagens que reflitam as histórias das mulheres com quem nos cruzamos no nosso quotidiano.



Programa

18 de Março – Apresentação e Fotografia Documental I

25 de  Março –  Projetos Documentais  – Coletivos

1 de Abril – Discussão de Ideias

8 de  Abril – Como organizar um projeto Fotográfico

15 de  Abril – Orientação de projeto

22 de  Abril –  Fotografia Documental II

29 de  Abril – Visualização de projetos

6 de Maio –  Finalização e fecho de projetos fotográficos

13 de  Maio – Finalização e fecho de projetos fotográficos

20 de  Maio – Escolha de imagens dos projetos para apresentação pública

 

Dia de formação:

Quintas-feiras, 19h30/21h

nota – as aulas desta acção de formação serão realizadas em sala virtual através da plataforma zoom. Apresentação final em data a anunciar no decorrer do programa do festival em forma de apresentação multimédia (projecção) com conversa com os autores e intervenientes dos projetos.

Datas:

Início 18 de Março – Final 20 de Maio

Valor:

80€ alunos

70€ sócios MEF

Limite de inscrições:

Com um mínimo de 10 inscrições e um máximo de 16 inscrições.

 

Formadora:

Tânia Araújo| MEF

Nota biográfica: Licenciada em Audiovisual e Multimédia na Escola Superior Comunicação Social. Tem o curso Profissional de Fotojornalismo pelo CENJOR. Entre 2012/2018 foi produtora dos Workshop de Fotografia Documental na República da Armênia, Índia, Marrocos, São Tomé e Príncipe, China e Irão. Em 2012 realizou uma formação pedagógica e fotográfica no Centro Madre Trindade em Dilor – Timor-Leste. Jovem Criadora selecionada para representar a comitiva portuguesa no 1º Congresso Internacional da Juventude “Great Silk Way”, Baku – Azerbaijão, 2012. Desde 2003 faz parte dos órgãos diretivos do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica. Em 2011 realizou uma residência artística pela Scoala de Poetica Fotografica “Francisc Mraz”, em Bucareste e uma residência artística no projeto EVA – Exclusão de Valor Acrescentado – Bairro da Bela Vista, em Setúbal, a convite do Clube Português de Artes e Ideias, financiado pelo Programa Escolhas e pela Secretaria de Estado da Cultura/ DGArtes. Selecionada na área de fotografia no Concurso Jovens Criadores em 2009 e 2010. Em 2009 e 2017 foi artista finalista nos Encontros de Imagem Braga.


Produção:

 

 

 

 

 

Total Page Visits: 370 - Today Page Visits: 1