PORTUGAL |
Jorge Bacelar nasceu a 12 de junho de 1966 em Figueira de Castelo Rodrigo. É veterinário de profissão mas desde cedo que nutria uma paixão pela imagem, embora apenas começasse a dedicar-se mais à fotografia em 2013.
Através da sua página no Facebook, Murtosa Tube, as fotografias de Jorge Bacelar têm sido reconhecidas tanto a nível nacional como internacional. A sua primeira exposição foi em 2013 na Torreira onde foi um de vários fotógrafos convidados a integrar a exposição intitulada, “As Gentes e as Paisagens da Terra Marinhoa”. No mesmo ano abriu a exposição individual “Identidade” na galeria de arte da Junta de Freguesia de Veiros, concelho de Estarreja e começou também a publicar as suas fotos na galeria Finearte-Portugal onde actualmente tem mais de 360 fotografias aprovadas e expostas.
Em 2014 venceu o concurso fotográfico da campanha “Juntos Contra a Fome!” uma iniciativa da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Em Julho de 2015 foi-lhe atribuído o prémio “Nomination Award HPA 2015” no concurso HPA2015 9th Humanity Photo Awards organizado pela UNESCO e CFPA, Pequim, China.
Em 2016 tornou-se campeão do mundo ao integrar a equipa portuguesa no World Photographic Cup recebendo os prémio Photographic Cup Reportage Bronze Medal 2016. No concurso de Fotógrafo Europeu do Ano 2016 (FEP European Professional Photographer of the Year Awards) Jorge Bacelar recebeu os prémios Reportage Bronze Camera 2016, Reportage Excellence Award 2016 e Reportage Distinction Award. Foi selecionado como finalista do prestigiado concurso Hamdan International Photography Award – HIPA 2016 (Happiness) em duas categorias.
Em Maio de 2016 foi o vencedor europeu do concurso fotográfico internacional “2016 OIE Photo Competition”. Neste concurso há 5 vencedores, um por cada continente.
Em Outubro de 2016 em Itália no prestigiado concurso internacional “Siena International Photography Awards 2016” recebeu a distinção “Remarkable Award”.
.
OS MEUS AGRICULTORES
© Jorge Bacelar
Para Jorge Bacelar, o seu trabalho de veterinário de campo na Murtosa, distrito de Aveiro é a sua maior inspiração. Permitiu que conhecesse de perto os protagonistas das suas fotografias: os agricultores e os seus animais. As suas fotos têm uma qualidade crua, quase como que pintadas, que mostra a relação próxima que o fotógrafo tem com as pessoas que retrata. Jorge Bacelar acredita que as suas fotografias permitem aceder a um mundo que poucos conhecem.
“Passo horas a falar com as pessoas” revela. “O meu tipo de fotografia é no interior. Tiro fotografias às pessoas dentro de casa, ou nos estábulos. Para isso tem que haver uma certa cumplicidade e amizade.”