ESPANHA | http://www.fotololas.com
Nasceu no ano de 1961, em Muxia (Galiza) a 20 metros do mar na Riveira do Capitán.
Os seus pais, marinheiros , fariam que acabasse a sua juventude como, marinheiro e patrão de pesca. Aos 11 anos a sua boa Teresuca, oferece-lhe a primeira câmara fotográfica, e desde esse dia nunca esteve sem câmara e sem fazer fotografias.
Ao mesmo tempo que trabalhava como marinheiro, crescia o interesse pela imagem. Aprendeu as técnicas do preto e negro com o seu mestre na fotografia, Ramón Caamaño. Com ele aprendeu a revelação, os positivados e o amor que um fotógrafo chega a ter pela arte fotográfica.
Em 1986 começa a fazer fotografia para a La Voz de Galicia. Em 1990 cria juntamente com a sua esposa Lola o estúdio de fotografia “Foto-Lolas” . Trabalha como freelancer para vários jornais e revistas e faz-se membro da FEPFI e colaborador da direcção da AFOC .
No ano 2000 La Voz de Galicia contrata-o para a sua delegação de Bergantiños.
A sua primeira exposição foi “Macromaxia da cor” em 1988, seguida de muitas outras individuais e colectivas.
Em 2013 começa o novo projecto “A minha terra” .
É diplomado pela Universidade de Valência em Fotografia Digital e Tratamento da Imagem.
Com uns quantos prémios e galardões, percorre a península aprendendo a nova era digital, dando palestras em institutos e colégios , transmitindo a sua visão pelo mundo da imagem e o seu trabalho.
É considerado o fotógrafo da Costa da Morte , como foi o seu mestre e amigo Ramón Caamaño.
A MINHA TERRA
© Xesús Búa
É um projecto etnográfico e antropológico da terra em que vivo e em que em função do meu trabalho como fotojornalista posso ir metendo-me na vida de cada casa, povo, aldeia, diáriamente recolhendo com a minha câmara os personagens, costumes, trabalhos, festas, catástrofes, enfim o que ocorre na minha terra em cada dia desta época que me tocou viver.