iNstantes apresentou-se em Bogotá, capital da Colômbia.

Margarita Mejia – embaixatriz do iNstantes para a América do Sul – foi a responsável pela parceria entre o festival e a Universidade Jorge Tadeo Lozano.

No dia 3 de Maio, promovemos uma conferência, via streaming, com a presença de alunos e professores. ” iNstantes, um novo festival de fotografia em Portugal” e “Fotografia de rua” foram os temas tratados, respectivamente por Pereira Lopes (director do iN) e por Fidalgo Pedrosa, participante na primeira edição do festival.

Entre os dia 3 e 20 de Maio, teve lugar na Sala Alterna do Museu de Artes Visuais, a exposição “Otras Latitudes”, com curadoria de Paula Acosta. A mostra foi constituída por três trabalhos de nove fotógrafos que passaram pelo iN, em 2014 e 2015. Miguel Vasconcelos, Fidalgo Pedrosa, Vitor Tripologos e Carlos Lopes Franco, de Portugal; Xacobe Mélendrez, das Honduras; Margarita Mejía, da Colômbia, Ana Robles, da Argentina, Ana Mokarzel, do Brasil e Taslima Akhter, do Bangladesh, foram os escolhidos.

A UTadeo promoveu ainda um concurso de fotografia cujo vencedor foi Carlos Bernate, com o seu projecto “Raúl se fue a la guerra, qué dolor, qué dolor, qué pena”. Esta série, será  produzida, montada e exposta no iN2017. O júri foi constituído pelos fotógrafos Fidalgo Pedrosa, Pereira Lopes e Margarita Mejía.

No dia 13 de Maio, a exposição teve a presença do Sr. Embaixador de Portugal em Bogotá, Dr. João Ribeiro de Almeida, da sua assistente Sarah Quina Silva, da directora do Programa de Produção de Imagem Fotográfica da UTadeo, Rosário Gutiérrez, do prof. Camilo Páez e da curadora da exposição Paula Acosta. Nessa ocasião foi anunciado o vencedor do concurso de fotografia.

Este intercâmbio cultural entre Portugal e a Colômbia foi possível graças ao apoio do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal.

 

Margarita Mejia (centro) com Carlos Bernate e Embaixador de portugal  Pormenor da exposição (1)  Carlos Bernate e Embaixador de Portugal

 

 

 

Total Page Visits: 295 - Today Page Visits: 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *