Ana Carvalho

HOLANDA  |  www.anacarvalho.nl

Ana Carvalho (1952 – Porto).

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês-Alemão).

Bolsa de estudo na Universidade de Leipzig, tradutora e leitora de Português na Universidade Humboldt (Berlim).

Tradução (também literária) na Bélgica e na Holanda onde reside actualmente.

Curso de Fotografia Digital na Academia Fotogram de Amesterdão.

Várias exposições individuais e colectivas em Amesterdão, Bruxelas, Utrecht, Haarlem e ainda em Lagoa, Porto, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Óbidos, Cascais e S.João da Madeira.

Membro da redação (como fotógrafa e designer) da revista digital Zuca-Magazine de divulgação da literatura lusófona na Holanda.
.
Publicações: ”O mundo de Lobo Antunes”, “MarTerraMar”, “O relógio da alma”,  dois números especiais em papel da revista Zuca-Magazine sobre “Poesia” e “José Saramago”.

Colaboração em várias revistas digitais.

Fotografias para o livro “Deus é brasileiro” de Harrie Lemmens.

Fotografias para capas de livros.

Projeções em sessões literárias.

 

EXPOSIÇÃO: PERSONAGENS 

Alice no país das maravilhas © Ana Carvalho

A gente que passa na rua é sempre a mesma que passou há pouco, é sempre o aspecto flutuante de alguém, nódoas de movimento, vozes de incerteza, coisas que passam e não chegam a acontecer.”

(Livro do Desassossego de Fernando Pessoa)

Em geral, quando tiro fotografias de pessoas na rua penso sobretudo no cenário ou na situação em que se encontram e se fazem ou não parte de uma certa composição. Mas muitas vezes acabo por descobrir que as pessoas fotografadas são afinal mais interessantes do que o cenário que escolhi.

Transformam-se assim em personagens de uma história que posso imaginar para elas. Mas, no fundo, prefiro deixar tudo em aberto e dar ao espectador a liberdade de inventar a sua história.

Mesmo tratando-se de várias pessoas, que a meus olhos formam uma espécie de coreografia, ao rever a imagem noto de repente que nesse grupo de personagens há alguém que se destaca e assume o papel de protagonista.

Para este projecto escolhi uma série de pessoas com que me cruzei na rua em vários países, em vários lugares e em várias situações. Acho que todas elas mostram uma personalidade especial e enchem a imagem com a sua presença.

 

 

 

 

 

42 Total de Visitas 1 Visitas Hoje