BRASIL | www.flickr.anamokarzel
Ana Mokarzel nasceu em 1959, vive e trabalha em Belém (PA).
Formada em Administração pela Unama (Belém). Iniciou sua trajectória como fotógrafa em 2007, reunindo exposições individuais e colectivas no Brasil e no exterior, dentre as quais: participação como artista convidada da 7a edição do Prémio Diário Contemporâneo de Fotografia/2016, com a série “Permanência”. Exposição colectiva do Festival Internacional de Fotografia de Avintes/Portugal e a Universidade Jorge Tadeo Lozano, de Bogotá – Série “Cenas Úmidas” – Bogotá/Colômbia – 2016; Exposição no Festival de Fotografia iNstantes (Portugal/2014); Exposição “Silêncios e Vazios”, junto com Pedro Cunha (Belém/2014); Exposição no Festival de Fotografia “Outono Fotográfico” (Espanha/2013); Exposição Individual “Olhar Viajante” (Belém/2012). Participação em salões de arte como seleccionada e artista convidada, no Prémio Diário Contemporâneo de Fotografia (Belém/2013); nos salões Pequenos Formatos (Belém/2012/2010); nos salões Primeiros Passos (Belém/2009/ 2008).
A fotografia realizada para a foto-performance “Quando Todos Calam”, de Berna Reale, que recebeu o 1º prémio do Arte Pará 2009;Menção Honrosa – “Primeiros Passos” – CCBEU/2009. Possui obras Obras no acervo do Museu das Descobertas – À Descoberta do Novo Mundo (Belmonte/Portugal), do Museu de Artes do CCBEU (Belém/Pará) e de colecionadores particulares.
PROJECÇÃO: PAISAGENS QUOTIDIANAS
© Ana Mokarzel
A série chamada Paisagens Quotidianas, feita predominantemente na Amazónia Brasileira, em 2013/2014. Esta é uma série que retrata o quotidiano de pessoas simples, que ainda moram em casas de taipa. Uso neste trabalho, a pintura com a luz. São instantes e cores imaginárias, por mim ou por eles.