Flávio Andrade

FLÁVIO ANDRADE | Portugal

http://www.flavioandrade.com/

Flávio Andrade é formado em Fotografia pelo Ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual e pelo Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional Para Jornalistas.

Fotógrafo e fotojornalista freelancer. Colaborações para jornais, revistas e instituições a nível nacional, internacional. Vem expondo os seus trabalhos como fotógrafo autoral desde 1996.

É formador no Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (CENJOR), onde leciona os Cursos de Iniciação à Fotografia, Composição Fotográfica, Fotojornalismo e Laboratório a Preto e Branco.

Desde março de 2016 integra o corpo de formadores do Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL), no Curso de Fotografia recentemente criado.

Integrou, entre 2003 e 2013, o Curso de Comunicação Social e Cultural da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, onde co-leccionou a cadeira de Fotografia, o módulo de Técnicas Laboratoriais a Preto e Branco.

Diz  Flavio Andrade que: “Desde muito cedo a minha grande paixão tem sido a fotografia. Entendida como o resultado de um processo de desconstrução do real numa materialização do eu numa imagem interior do não visível. Cada vez mais procuro essa desconstrução para uma captura do que a câmara não vê.

 

O PRIMEIRO BANHO

FLK_0001x (407)© Flávio Andrade

Esta série de fotografias faz parte de duas reportagens efetuadas na praia de Carcavelos no dia 1 de janeiro de 2014 e 2015 respetivamente.

Local de peregrinação no primeiro dia do ano novo. É tradição desde a década de 50 de tomar o primeiro banho na praia. Dezenas de pessoas juntam-se na manhã do primeiro dia do ano para o primeiro banho do ano na praia de Carcavelos.

Entre banhistas e espectadores o número de participantes tem vindo a aumentar. O encontro é por volta das 10.30 horas e reúne pessoas de todas as idades.

Esta peregrinação teve iniciativa do Grupo da Briosa do CIF (Clube Internacional de Futebol) nomeadamente os irmãos Teixeira Pinto, Zé da Gama (José Teixeira Pinto) e Toni (António Teixeira Pinto), José Pedro Olaio, José Fidalgo, Mini, Pataca, Vitinho entre outros.

O histórico estabelecimento Narciso, na Praia de Carcavelos era o ponto de encontro dos banhistas, oferecia o almoço a todos os participantes, e mais tarde taças, medalhas, e os famosos fatos utilizados no primeiro banho do ano.

Na atualidade o encontro é junto à praia onde se reúnem para “aquecer e preparar o corpo” para o primeiro banho, com bebidas, comida e muita dança ao som de música ao vivo.

 

 

794 Total de Visitas 1 Visitas Hoje