Igor Calvo

ESPANHA | Spain | igorcalvo.com

Igor Calvo (Barakaldo 1972) encontra no contorno urbano a chave e a base do seu trabalho fotográfico, centrando-se nos processos de transformação do individuo/cidadão em mero objecto de produção/consumo e na imensa brecha que separa a produção do discurso e a realidade. Complementa a sua formação autodidacta em aprendizagens que realiza no Museo de BB.AA. de Bilbao ou na Tate Modern de Londres. Realiza a sua entrada nas exposições no ano 2009, em Madrid. Entre os anos 2010-2014 é fotógrafo residente da Galeria Phake, período no que colabora no desenvolvimento de dispositivos e estratégias em exposições de longa duração. Como membro fundador de Colectivo Komite organizou projectos de arte colaborativa, certames fotográficos, e-zines, instalações e trabalhos em vídeo, além de desenvolver e participar em múltiplas intervenções urbanas.

 

EXPOSIÇÃO: OFFSET

offset - misery 2 - igor calvo - from the new series Offset - Cópia© Igor Calvo

A rua, espaço social por excelência, foi re-significada pela especulação teórica como «espaço público» e, através de vorazes renovaçõess urbanísticas, convertida em reflexo dum sistema político-económico: o espaço público como ideologia [M. Delgado]

O projecto de Igor Calvo, Offset, joga com a dupla acepção do termo (como método de impressão e como estratégia de compensação). A obra reclama a recuperação do espaço comum como lugar de criação de discursos através de dispositivos de instalação. Igor Calvo re-fotografa imagens extraídas de rede e situa-as na paisgem urbana com o fim de desprezar a narrativa oficial e expandir o campo semântico dos bunkerizados centros das cidades. Mostrando a violência sistémica sobre a qual se sustenta a ideologia neoliberal, transforma o significado do espaço físico e abre un limiar á dissenção.

 

 

 

 

 

596 Total de Visitas 2 Visitas Hoje