José Marques

PORTUGAL | Portugal |

A pixFINEART foi fundada, em Janeiro de 2016, por dois amigos de longa data: Ricardo Rocha, natural de Santo Tirso, Porto e Jorge Marques, natural de Massarelos, Porto. Somos fotógrafos amadores, sendo que somos ambos licenciados em Engenharia Eletrónica e telecomunicações pela Universidade de Aveiro e trabalhamos na mesma empresa, a EFACEC. Aproveitamos para fotografar sempre que possível, no percurso entre casa-trabalho e aos fins-de-semana na Ria de Aveiro e na Pateira de Fermentelos. Assim o nosso portfólio concentra-se naturalmente na costa entre Espinho e Vila do Conde, na cidade do Porto, Ria de Aveiro e Pateira de Fermentelos. Na captação da fotografia, procuramos obter a melhor base possível e para tal fotografamos em RAW, usamos tripé, exposição para a direita e filtros ND/ND grad para alongar as exposições e ou equilibrar as zonas claras e escuras da foto.
Damos também muita importância ao processo de edição e impressão, sendo que acreditamos e defendemos que a fotografia “está incompleta” quando é apenas vista/partilhada em formato digital. Estamos equipados para editar o RAW, usando monitores devidamente calibrados e posteriormente imprimir a fotografia usando impressora com as melhores tintas e papéis fineart do mercado. Assim controlamos e temos Know How em todo o processo, desde a captação até ao emoldurar do quadro. Podemos dizer que o produto final apresentado nesta exposição foi inteiramente executado pela pixFINEART. Sempre que possível, realizamos workshops, sendo para nós, um prazer enorme, transmitir o conhecimento que fomos obtendo ao longo dos anos, na captação, edição e impressão de fotografias fineart.

 

EXPOSIÇÃO: COSTA VERDE                                                                                                                                    TARTE DE CANELA: Rua do FC de Avintes, XX – Avintes

170220-B&W0033-Fishermen-Espinho

© pixFineart

Este foi o tema escolhido, de uma forma natural, pela pixFINEART para esta exposição. Dizemos, “de uma forma natural”, pois uma grande parte das fotos captadas pela pixFINEART, são na bela costa entre Espinho e Caminha. O nome desta Costa supostamente advém da abundante vegetação que daria um tom verde à mesma. No entanto, essa situação não se verifica atualmente, sendo raras as zonas, desta costa, em que a floresta se encontra conservada. Hoje em dia é uma costa fortemente urbanizada, com foco no turismo, pesca e atividade portuária. Toda esta zona está fortemente ameaçada com a subida constante e gradual do nível do mar, sendo que as rochas pretas e maciças que abundam nesta costa são das poucas coisas que se têm mantido quase inalteráveis ao longo do tempo. As fotos apresentadas representam, assim, essa realizada e concentram-se principalmente na parte da costa entre Espinho e Vila do Conde.

.

223 Total de Visitas 1 Visitas Hoje