NEFA

BRASILwww.duoarte.com/nefa

Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA  (Florianópolis – Santa Catarina) é um grupo que se reúne para debater e refletir sobre a fotografia no campo da arte, processos e a linguagem. Através de encontros semanais os participantes compartilhar estudos teóricos e o desenvolvimento de suas pesquisas, sob a coordenação da artista e curadora Lucila Horn. 

 

REPRESENTANTES

ADRIANA FÜCHTER. Aos onze anos iniciou na fotografia, formou em Administração, mas nunca abandonou as artes e a fotografia, buscando formação com diversos professores e mestres, entre eles, Lair Leoni Bernardoni, André Sielski, Edmundo Olivares (Chile), Clicio Barroso, Marcos Kim, Sidney Saut, Joaquim Araújo, Paula Silva, Jonny Gitty. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA. Expõe regularmente desde o início dos anos 2000 e vem participando de diversos eventos, recebendo diversos prémios, entre os principais: 2013 – Prêmio Edital #Na Lata – Fardo – A Consciência do Zero – Poema de Frederico Barbosa – Camiseta PhDress;  2007 – Prêmio foto Individual na 12ª Maratona Fotográfica de Florianópolis: “Planeta Água”; 2006 – Salão 1 do Circuito Sul Brasileiro de Arte Fotográfica – 1º lugar da categoria Socio-documental Cor; 2006 – Salão 3 do Circuito Sul Brasileiro de Arte Fotográfica – 2º lugar da categoria Estúdio P&B; 2005 – Concurso Mulheres Fotografando Mulheres – Louco Por fotografia, 1º Lugar;  2005 – XIV Bienal Nacional de Arte Fotográfica – Cor, 8º lugar; 2004 – Prêmio foto Individual na 10ª Maratona Fotográfica de Florianópolis; 2003 – Prêmio foto Individual na 9ª Maratona Fotográfica de Florianópolis; 2002 – Concurso Nacional Click sua Cidade, do Cartão Diners / Mastercard, 1º Lugar.

DIRCE KÖRBES. É formada em Artes Plásticas, Licenciatura em Educação Artística (1987); pós-graduada em Aperfeiçoamento em Pintura (1994) e Especialização em Linguagem Plástica Contemporânea (2002) no CEART/UDESC. Iniciou suas atividades artísticas na década de 80 em Florianópolis onde vive e trabalha. Buscou aperfeiçoamento em cursos, oficinas e seminários. Em sua trajetória inclui exposições individuais e coletivas, além de participações em simpósios no Brasil e no Exterior. Dentre as atividades mais recentes destaca-se: Em 2013 participou de SIANOJA- Simpósio Internacional de Artistas de Noja, ESPANHA; Na Holanda participou do simpósio e de exposições do Projeto Paint-a-future, em Appingedam e no WestCord ART Hotel em Amsterdam; Em 2012 participou do 3. Salon International d’ Art contemporain Esch-sur-Alzette em LUXEMBURGO; Participou do Projeto Contaminações em Florianópolis; 2010 participou da Colônia de arte na Carolina do Norte, USA da “No Boundaries International Art Colony”.

LUCIANA PETRELLI. Iniciou sua carreira fotográfica ainda no período da faculdade quando cursava Comunicação Social na PUC Rio de Janeiro em 1977. Os primeiros trabalhos foram para a produtora Rodrigo Faria Lima documentando a cena cultural carioca para o Jornal do Brasil, Veja, Época entre outros. 1980 até 1983, trabalhou em Curitiba para a Fundação Teatro Guaíra acompanhando o Corpo de Baile do Teatro, viajando e expondo fotografias de Ballet nos espaços culturais de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.1983 até 1986, trabalhou em Blumenau para o Jornal de Santa Catarina. Editou e produziu o material para exposição Enchente julho/83”. 1987 até 1995, de volta à Curitiba, participa ativamente da vida cultural da cidade, contribuindo assim para os projetos e eventos relacionados a fotografia. 1996 até 2009, trabalhou em Gov. Celso Ramos, produzindo material promocional para o turismo, fotografando as belezas e a cultura local. Idealizou em parceria com a artista plástica Flavia Fernandes o Festival de Artes Plásticas de Governador Celso Ramos. 2010 até os dias atuais, estuda e pesquisa a fotografia contemporânea integrada ao NEFA Núcleo de Estudos em Fotografia e Artes.

LUCILA HORN. Artista desde o início dos anos 90, atua também como curadora, produtora e educadora. Doutoranda em educação, possui graduação em Artes Plásticas, Aperfeiçoamento em Pintura, Especialização em Arte e Ciências Humanas, Especialização em Fotografia, Mestrado em Educação e Cultura. Como curadora desenvolveu projetos importantes como a expografia de “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo – 2009) no MIS SC, e das exposições “Walter Firmo em Preto e Branco” (2010) na Fundação Cultural Badesc, “Floripa na Foto: Intervenção Urbana” (2011) no terminal urbano do Centro de Florianópolis, “Na fotografia” (2012) na Fundação Cultural Badesc, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, Co-curadoria de “Translitorânea” (2014) com curadoria de Michel Poivert, no Museu da Escola Catarinense. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA.

MARCUS VINICIUS DUTRA. Iniciou o curso de cinema no Brasil, o qual deu continuidade em Perth – Austrália. Durante dez anos morou fora (Montreal, Londres, Berlim e Chiang Mai) desenvolvendo trabalhos em artes visuais, literatura, fotografia e cinema. Antes de retornar para Florianópolis em 2015, realizou trabalho fotográfico documental em Bangkok -Tailândia e norte do Vietnã. Atualmente desenvolve projetos junto ao Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – Nefa. Atualmente está cursando graduação em Fotografia

Em seus trabalhos busca narrativas simbólicas e estéticas diferenciadas, fotografa desde 2005, e faz uso de técnicas experimentais analógicas e digitais para a construção de suas imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

117 Total de Visitas 1 Visitas Hoje